Saltar para o conteúdo principal

Os nossos designers

CLAESSON KOIVISTO RUNE

Claesson Koivisto Rune é uma parceria de arquitetura sueca, fundada em Estocolmo, em 1995, por Mårten Claesson, Eero Koivisto e Ola Rune. Começou como uma empresa de arquitetura, mas, desde então, tornou-se um escritório multidisciplinar internacionalmente reconhecido, com ênfase tanto na arquitetura, como no design.

A DUX é a melhor marca de mobiliário de sempre da Suécia, com uma aclamação internacional reservada apenas para algumas das melhores marcas italianas.

Mårten Claesson, Eero Koivisto e Ola Rune

A história da Claesson Koivisto Rune

MÅRTEN CLAESSON, EERO KOIVISTO E OLA RUNE tornaram-se amigos há quase 30 anos, quando se conheceram em Konstfack, na Universidade de Artes, Artesanato e Design em Estocolmo. Em 1995, abriram um gabinete de arquitetura. Atualmente, a Claesson Koivisto Rune é um atelier de arquitetura e de design de renome mundial. Os recentes projetos Claesson Koivisto Rune incluem a reformulação de um edifício bancário para criar um hotel boutique em Tóquio, a remodelação do magnífico Grand Hotel Terminus em Bergen, Noruega, e o projeto de uma gama exclusiva de mobiliário de madeira fabricado à mão no Japão.

Os designers fizeram a sua estreia para a DUX em 2017 com a Claesson Koivisto Rune Collection. Inspirados por influências internacionais, os seus designs elegantes conjugam-se maravilhosamente com os ícones DUX de Bruno Mathsson, alguns dos acessórios suecos mais clássicos do século 20. "É lisonjeador estar numa empresa tão incrível e, ainda para mais, foi-nos atribuído o Prémio Bruno Mathsson em 2015," afirma Ola Rune. Esta coleção inclui o cadeirão Anita, descrito como "Nórdico na medida em que é feito de madeira". "Uma vez que a estrutura é estriada, de certa maneira é um cadeirão na forma de uma cadeira de madeira. Por isso, não retira tanto volume da divisão e a forma semicircular facilita o posicionamento", afirma Mårten Claesson.

"Além disso, é um pouco mais largo e um pouco mais baixo do que outros cadeirões. Não é muito estreito nem alto, mas mais horizontal", continua Eero Koivisto. As almofadas do assento contêm as famosas molas em espiral DUX para garantir o conforto. A mesa Lunaria é feita de cinzas com óleo de cera, com uma superfície irregular que faz lembrar a lua. Funciona muito bem com a cadeira Anita de madeira. O sofá Alicia, elegante e luxuoso, é feito de peças que podem ser combinadas de várias formas. A base é fabricada com o sistema exclusivo de mola em espiral DUX.

"Esta tecnologia permitiu-nos criar um sofá mais confortável do que qualquer outro sofá em qualquer parte do mundo, e isso é muito bom! Não nos sentamos nele, como se fosse uma peça de mobiliário normal com enchimento. Este volta sempre para cima." "É realmente uma forma de escultura", diz Mårten Claesson. A Claesson Koivisto Rune ganhou muitos prémios e galardões na última década. Além do prestigiado Prémio Bruno Mathsson, o atelier foi nomeado Designer do Ano da Elle Decoration (2011), o Mobiliário do Ano (2012) e o Produto de Quarto do Ano (2018) e foi nomeado Designer do Ano e Melhor Assento (2014) pela Elle Decor Italia. É o primeiro atelier a receber o prémio de design Red Dot Design Award, respeitado internacionalmente, em não menos de cinco categorias, incluindo a arquitetura.

Mobiliário DUX concebido por Claesson Koivisto Rune

Outros designers da DUX