Saltar para o conteúdo principal

O que os seus sonhos realmente significam

O sono dos movimentos rápidos do olho oferece-lhe uma melhor compreensão de si próprio.

A Furthermore e a DUXIANA apresentam Vida, Acordado - uma série de vídeos e artigos que promovem o sono profundo e regenerativo como base para um estilo de vida ativo e saudável.

"Além de dormir bem, quer sonhar bem," afirma Rubin Naiman, Ph.D., professora auxiliar clínica de medicina no Centro de Medicina Integrativa da Universidade do Arizona, em Tucson. "As pessoas que não sonham bem estão psicologicamente entupidas e isso pode contribuir para condições como a depressão e a ansiedade na vida quotidiana."

De muitas formas, o sono de movimento de olhar rápido (REM) , quando a maioria dos sonhos acontece, é o momento primordial do cérebro para processar memórias e mergulhar na psique. Embora a ligação não seja completamente entendida, sonhar está fortemente ligado à saúde emocional.

Com as estratégias certas, pode aproveitar o que os sonhos têm para oferecer e usá-los para melhorar o seu desempenho, resolver os seus problemas e muito mais. Eis como:

Ajudam-no a desenvolver os seus sentimentos. 

Considere o sono REM como uma sessão de terapia grátis. "As experiências que não processamos quando estamos acordados, processamos durante o sono REM," afirma Naiman, acrescentando que cerca de dois terços dos devaneios noturnos das pessoas contêm emoções negativas como o medo ou a ansiedade. É saudável: Significa que está a processar emoções ou eventos que pode ter ignorado durante o dia.

Sonhar representa uma forma inconsciente de uma pessoa entender as coisas no seu cérebro. Além de ter sonhos, recordá-los também está ligado a uma melhor saúde mental.

Tire partido:

Para melhorar a sua recordação dos sonhos, compre um diário e mantenha-o junto à sua cama. Quando acordar, tente lembrar-se do seu último sonho. Depois, quando achar que já compreendeu alguma parte dele, escreva-a imediatamente. Dentro de sete a 10 dias, deve começar a lembrar-se dos seus sonhos com mais frequência.

Também pode considerar consultar o seu médico sobre tomar vitaminas B6: Um novo estudo da Universidade de Adelaide, na Austrália, descobriu que as pessoas tinham melhores recordações dos sonhos se tivessem tomado 240 miligramas antes de ir para a cama.

Oferecem-lhe a oportunidade de pensar fora da caixa.

Tire partido: 

Muitas vezes, as pessoas têm ideias brilhantes enquanto dormitam. "Os sonhos lançam toda a lógica pela janela fora e permitem-nos pensar fora da caixa, ao invés de passarmos pelo mesmo caminho, repetidamente," afirma Deirdre Barrett, Ph.D., professora auxiliar de psicologia da Harvard Medical School em Boston. Ela falou com vários atletas que descobriram formas de melhorar o seu desempenho enquanto se encontravam inconscientes nas suas camas, como um jogador de ténis que (literalmente) sonhou com uma melhor maneira de servir.Pratique a incubação de sonhos, cujos detalhes Barrett dá no seu livro The Committee of Sleep. Antes de ir para a cama, anote o seu problema, visualize-o e, à medida que adormece, diga a si próprio que pretende resolver este problema durante o sono. Quando acordar, passe alguns minutos a refletir sobre o seu sonho. (Mantenha uma caneta e papel perto de si, caso se levante com um momento eureka.) Quando Barrett pediu a estudantes universitários para resolverem problemas pessoais no seu sono, cerca de metade acordou tendo sonhado com a questão e a maioria dessas pessoas sentiu que os seus sonhos apresentaram uma solução.

Avisam sobre os seus potenciais problemas de saúde. 

Os episódios que se passam durante o sono podem trazer preocupações de saúde escondidas para a primeira linha da mente. "Quando sonhamos, recebemos algum contributo sensorial que é ignorado durante o dia, quando nos focamos noutras coisas," afirma Barrett.

Os investigadores  descobriram que muitas mulheres sonham com cancro da mama antes de serem diagnosticadas. Os estudos também demonstram que a perturbação idiopática do comportamento do sono REM (RBD), em que as pessoas atuam em sonhos vivos, intensos e violentos, é um preditor precoce de doenças degenerativas como Parkinson e demência.

Outro artigo publicado em Sleep Medicine concluiu que as pessoas com apneia do sono têm muitas vezes pesadelos de sufocação, o que desapareceu em 91 por cento dos pacientes assim que começaram a utilizar uma máquina de pressão positiva das vias aéreas contínua (CPAP).

Ainda assim, os sonhos não contam o futuro. "É mais como um sistema de alerta precoce, uma forma de observar possíveis problemas que possam ser verificados mais tarde, ou não, na vida desperta," afirma Kelly Bulkeley, Ph.D., diretor da Sleep and Dream Database.

Tire partido: 

O significado dos sonhos pode ser mais metafórico do que literal. "Pode ter de aprofundar um pouco mais para descobrir o que o cancro dos seus sonhos significa para si," afirma Naiman. "Quando desenvolver um hábito de prestar atenção aos seus sonhos regularmente, será capaz de compreender melhor o que significam." Vale a pena uma ida ao médico se sofrer de RBD ou se as suas aventuras noturnas o levaram a notar um problema. Se os seus sonhos aludirem a algum problema de saúde específico, pode ser altura de marcar aquela consulta tão adiada com o seu médico.

A saúde ideal é um triângulo equilátero de boa forma física, nutrição e sono. A Furthermore e a  DUXIANA estabeleceram uma parceria para lhe trazer uma série de artigos que o ajudarão a dar prioridade a este triângulo e a otimizar o seu desempenho como resultado. Leia todos os artigos em Furthermore aqui e prepare-se para um despertar.

 

Relacionado