A banda sonora para um melhor descanso
Na DUXIANA, melhorar o sono sempre foi a nossa prioridade número um. Estudamos continuamente o que o corpo humano precisa para um descanso de qualidade, e é por isso que recentemente nos concentramos nas formas como o som pode melhorar a experiência do sono. O resultado desta investigação são duas novas playlists musicais, cientificamente adaptadas para ajudar as pessoas a adormecer mais facilmente - e a acordar sentindo-se mais rejuvenescidas.
A primeira playlist, intitulada "Sleep Sounds", é composta por nove canções, cuidadosamente desenvolvida para ajudar os ouvintes a adormecer. A playlist complementar, "Wake Up Sounds" oferece sete faixas para acordar suavemente de manhã.
"Produzimos estes produtos para apoiar um sono mais saudável para os nossos clientes", afirma Henrik Ljung, CEO, DUX & DUXIANA. "As playlists já estão disponíveis para transmissão em todas as principais plataformas e esperamos que contribuam para a experiência confortável de dormir numa cama DUX. Mas, claro, qualquer um pode ouvi-las!"
O ritmo certo para a altura certa do dia
O ponto de partida do projeto foi a investigação sobre as formas como as pessoas reagem a diferentes ritmos de batidas por minuto (BPM) na música. Exploramos como ajustar as BPM de uma canção pode ajudar alguém a descontrair ou, por outro lado, energizá-lo no início do dia.
"Quando pensamos em como criar esta música, a nossa equipa investigou como a BPM afeta as frequências cardíacas e como isso está ligado ao relaxamento", explica Ljung. "Descobriram que a música com entre 60 e 80 batidas por minuto demonstrou ser o melhor ritmo para sincronizar os nossos corações e abrandar-nos para um estado de relaxamento."
Tendo estes dados em mente, a primeira canção de "Sleep Sounds" começa a 80 BPM. A lista de títulos abranda então gradualmente, até terminar a cerca de 60 BPM, com a esperança de que o ouvinte esteja num estado de relaxamento e pronto para dormir - se ainda não tiver adormecido. Os "Wake Up Sounds" seguem a mesma ideia, começando a 80 BPM e aumentando gradualmente para uma BPM mais revigorante de 140.
"Outro aspeto que olhámos foi a forma como as progressões de acordes refletem a emoção humana," acrescenta Ljung. "Muitas pessoas sabem que um acorde menor pode ser percebido como 'triste', e um acorde maior pode soar 'feliz'. Mas fomos muito mais além disso, olhando para como a música pode criar um sentido de resolução e uma sensação de segurança, utilizando determinadas alterações e progressões de acordes."
Perspetivas contínuas sobre a ciência do sono
Embora as novas playlists sejam a primeira incursão da DUXIANA no setor da música, representam uma continuação do nosso compromisso de longa data para compreender melhor como a ciência sensorial pode levar a um melhor descanso e bem-estar. O mesmo compromisso tem sido uma força motriz por trás dos estudos do sono utilizados no desenvolvimento da lendária gama de camas DUX.
"Se há uma coisa que todos na DUXIANA levamos a sério é o sono", diz Ljung. "Medimos e investigamos todos os aspetos do sono humano. As nossas camas são o resultado de quase um século de investigação e desenvolvimento na ciência do sono, e continuaremos a encontrar novas formas de tornar a experiência de sono confortável numa cama DUX ainda melhor."